Em 10 de Outubro, comemoramos o Dia Nacional de Luta Conta a Violência à Mulher. No nosso compromisso com a igualdade e a justiça, queremos partilhar informações importantes sobre o que fazer quando ocorrer violência e como procurar ajuda.
Nenhuma mulher deve sofrer em silêncio. Se você ou alguém que conhece está passando por situação de violência, lembre-se: Você não está sozinha. Há ajuda disponível.
No mês de agosto, que celebramos 20 anos da Lei Maria da Penha, a nossa sócia Andrea Vainer trouxe dicas importantes para o combate da violência contra à mulher. Separamos abaixo os principais pontos de apoio destacados por ela:
– No Brasil, existe o Centro de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço de utilidade pública que combate à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a secretaria encaminha o conteúdo das denúncias aos órgãos competentes e monitora o andamento do processo.
– Além do Ligue 180, é possível fazer denúncias e buscar por apoio em diversos canais governamentais ou não governamentais, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DEAM), Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), Centros de Referências da Mulhere (CRMs) e o Centro de Referência de Atendimento à mulher (CRAM).
A violência contra as mulheres tem graves consequências físicas e emocionais. Não deixe isso continuar, vamos nos unir e acabar com essa realidade!